QDenga: Boa Vista inicia vacinação contra a dengue nas escolas e amplia faixa etária para 14 anos
Alunos são imunizados mediante autorização assinada pelos pais ou responsáveis.
![](https://roraimaemfoco.com/wp-content/uploads/2024/03/vacinacaodenguebv3.jpg)
Nesta segunda-feira, 4, alunos das escolas de Boa Vista receberam as primeiras doses de vacina contra a dengue, a Qdenga. Além dos pontos fixos de imunização da cidade – Terminal Luiz Canuto Chaves e Parque Germano Augusto Sampaio – com atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, as equipes de saúde percorrem as unidades de ensino nos turnos da manhã e tarde.
De acordo com a secretária de educação e cultura, Consuelo Sales, inicialmente, equipes de imunização percorrerão unidades de ensino da área urbana, seguindo para zona rural e indígena. Para isso, os alunos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, além da autorização assinada pelos pais ou responsáveis.
![](https://roraimaemfoco.com/wp-content/uploads/2024/03/consuelosales3.jpg)
“Em Boa Vista são mais de 6.500 crianças em 55 escolas da rede municipal que atendem esse público. A gente pede aos pais e responsáveis para assinarem a autorização para que os filhos sejam vacinados, pois é importante que os alunos venham com esse termo de autorização assinado”, disse.
Público-alvo ampliado
A faixa etária do público-alvo foi ampliada e o município passa a vacinar crianças de 10 a 14 anos. Nesta primeira etapa de imunização nas unidades de ensino, as equipes percorrerão as escolas Maria Gertrudes Mota de Lima, Juslany De Sousa Flores, Raimundo Eloy Gomes e Luiz Canará. Segundo o coordenador de saúde, Romildo Azevedo, o cronograma leva em consideração o cenário epidemiológico local.
“Começamos pelas áreas quentes, que são justamente as regiões com maior incidência de casos de dengue. Então, a estratégia foi iniciar a vacinação pelas escolas que estão localizadas nas regiões consideradas endêmicas. No decorrer da imunização, a gente vai atender outras áreas, além de alcançar as escolas da rede estadual e privada. Conforme for chegando mais doses do Ministério da Saúde, o município vai ampliando mais a vacinação”, relatou.
Início do esquema vacinal
É importante alertar que a vacina contra a dengue não previne contra as outras arboviroses, como Zika e Chikungunya. Ou seja, mesmo com a vacina, todos os cuidados necessários para combater o mosquito Aedes devem continuar. Arthur Alves, 10 anos, levou a autorização assinada pela mãe para a escola e iniciou o esquema vacinal primário da Qdenga.
“Na semana passada, eu levei a autorização para casa. Minha mãe assinou e colocou a minha carteira de vacina na mochila. Hoje, eu entreguei tudo aqui e tomei a minha dose, pois sei que ela serve para eu não ir para o hospital por causa da doença. É para eu ficar protegido”, contou.
Próximas escolas
Na segunda etapa de vacinação, a imunização segue para as áreas de risco médio para dengue. As escolas Hilda Franco de Souza, Senador Darcy Ribeiro, Nova Canaã, Pingo de Gente e Professor Raimundo Rodrigues ficam localizadas nessas regiões. Já a terceira etapa, áreas verdes próximas as vermelhas, com a Escola Municipal Vovó Júlia, Delacir De Melo Lima e Jardim das Copaíbas.
Jaqueline Pontes